Normas

As inscrições de trabalhos para o I SIMPÓSIO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (SIMCISOH): Sociologia, Educação e Humanidades em tempos de reformas curriculares nacionais e o “I Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Humanas – Sociologia (SESCHUS): Estágio e formação docente poderão ser realizados em duas modalidades: Comunicação Oral (resumo e artigo completo) e Painéis/Pôsteres (resumo).

Os autores cujas propostas forem aprovadas deverão se inscrever no evento a fim de garantir sua participação. Somente serão aceitos trabalhos que atendam às normas do Evento, descritas abaixo.

Comunicações Orais

As comunicações Orais deverão estar conectadas a algum dos eixos temáticos abaixo:

ST (1) Educação, Ciências Humanas e Tecnologia

As Ciências Humanas em tempos de reformas curriculares; A relação entre ciências e a formação; Fundamentos da educação (História da educação; Psicologia da educação; Sociologia da educação; Filosofia da educação); Cotidiano escolar; Relações entre ensino e aprendizagem; Teorias educacionais e tendências pedagógicas, Informática educacional, Tecnologia da informação e comunicação; Convergência digital, educação e sociedade; Mídias sociais; Educação inclusiva; Políticas públicas e educacionais; Educação do campo; Libras; Violência escolar; A Educação Básica e a BNCC; O Currículo e o Ensino Religioso na BNCC.

ST (2) O Estágio e a relação Teoria e Prática

Apresentação de relatos de experiência: da observação do ambiente escolar a intervenção no processo de formação docente; planejamento e execução das atividades nas escolas; reflexão acerca da realidade escolar; analise da pratica pedagógica na construção de novos olhares do educador em formação; relação professor aluno; gestão e regência da sala de aula; identidade docente, organização do trabalho pedagógico, indisciplina, avaliação do processo ensino aprendizagem.

ST (3) Espaço, Ambiente e Sociedade

Urbanidades; Ruralidades; Representação Espacial; Território e Territorialidades; Comunidades Tradicionais; Agricultura e Sustentabilidade; Metamorfose da Paisagem; A paisagem e seus elementos; Analise socioambiental; Produção e Organização do Espaço; Políticas Públicas e Desenvolvimento; Região e regionalismos; Questões agrarias; Dinâmica Populacional; Cultura, Identidade e Diversidade; As questões de espaço e gênero; Movimentos Sociais e Lutas no campo; Questões emergentes em Geografia Humana e Ensino de Geografia.

ST (4) Direitos Humanos, Educação e Diversidade

A relação entre educação e direitos humanos na consolidação do estado democrático e da cidadania; Políticas e ações educacionais afirmativas; Universalismo e multiculturalismo. Cidadania e Direitos Humanos; Ações afirmativas e racismo. Diversidade, pluralidade de identidades e expressões culturais de povos e sociedades; Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; Sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; Reconhecimento intercultural e políticas públicas em direitos humanos; Sexualidade, direitos e educação. Gênero no cotidiano escolar; Educação para as relações Étnico-Raciais.

ST (5) Ciências Sociais e Educação

O Simpósio Temático Ciências Sociais e Educação tem como objetivo agregar pesquisadores e estudantes interessados em compreender e qualificar as múltiplas interfaces entre as Ciências Sociais e a Educação, com particular atenção aos trabalhos teóricos e empíricos produzidos no âmbito acadêmico em nível de graduação e pós-graduação, assim como os saberes produzidos no cotidiano escolar. Diante disso, o ST acolherá trabalhos que versem sobre os seguintes temas: a história e institucionalização da disciplina sociológica; a obrigatoriedade da sociologia no ensino médio; a formação acadêmica dos Cientistas Sociais; o papel da Sociologia no Currículo Escolar; a Imaginação Sociológica no Ambiente Escolar. Além desses, pode-se destacar os estudos voltados à questão das desigualdades educacionais frente à Escola; processos de escolarização e reprodução social, bem como temáticas ligadas à educação escolar, entre as quais: análises sobre o ensino básico ou superior, classes médias e escola, educação no campo, educação indígena, educação quilombola, educação e gênero, raça e educação, educação e diversidades e/ou diferenças, ensino de sociologia, educação e mercado de trabalho. Finalmente, o ST também contemplará trabalhos que pretendam debater e sistematizar iniciativas e experiências de Ensino de Sociologia, projetos pedagógicos, experiências didáticas e formas de utilização de recursos para o ensino das Ciências Sociais.

ST (6) Filosofia, Educação e Sociedade

Filosofia e Filosofia da Educação; A BNCC e a filosofia no Ensino Médio; Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação; O papel da Educação no contexto social; A filosofia do cotidiano escolar; A formação do professo;.  A explicitação dos pressupostos dos atos de educar, ensinar e apreender em relação às situações de transformação cultural da sociedade; Educação, Estética e Arte; Filosofia e Ciências Humanas; A Práxis educativa contemporânea.

Os trabalhos submetidos no formato de COMUNICAÇÕES ORAIS poderão ser enviados na forma de resumo, apresentando resultados de pesquisas concluídas, pesquisas em andamento ou relatos de experiência. Os temas devem estar relacionados com algum eixo temático proposto pelos ST’s.

Os resumos devem ser configurados com espaçamento Simples, em fonte Times New Roman, tamanho 12.

O título deve ser todo em maiúscula e em negrito. Havendo subtítulo, este deve vir em seguida ao título, após dois-pontos. O resumo deve conter entre 200 e 300 palavras, seguido de 3 a 5  palavras-chave, logo abaixo do resumo. O nome do orientador também deve ser indicado, quando houver. O resumo não apresenta parágrafos e deve estar com alinhamento justificado, com inicial maiúscula. No conteúdo do resumo devem constar a delimitação do tema, os objetivos, a metodologia e os resultados.

As palavras-chave devem constar com inicial maiúscula, separadas entre si por pontos.

O envio da proposta de comunicação será realizado no próprio formulário de inscrição disponível no sistema.

Caso o trabalho seja aprovado, todos os autores deverão estar inscritos no evento para garantir a apresentação e publicação nos anais. Se o(s) autor(es) não estiverem escritos no evento o trabalho não poderá ser apresentado, não será publicado nos anais e não dará direito a certificado. Caso o trabalho tenha mais de um autor, apenas um dos integrantes do grupo deverá apresentar, a despeito de que os demais devam estar obrigatoriamente inscritos no evento. Os trabalhos terão o tempo máximo de apresentação de 15 minutos por comunicação.

Todos os que tiverem o trabalho aceito para apresentação na modalidade de Comunicação Oral poderão publicá-lo no Formato Completo nos Anais do Evento até o dia 14 de abril de 2019, desde que o texto seja enviado para o email simcisoh2019@gmail.com, e que estejam em conformidade com as regras descritas na aba Normas para envio dos Textos Completos

Quaisquer dúvidas, entrar em contato através do e-mail: simcisoh2019@gmail.com

Pôsteres/Painéis (Resumo)

As propostas para apresentação de PÔSTERES/PAINÉIS deverão estar conectados a alguma das Sessões de Painéis (SP’s) abaixo:

Sessão de Painéis (1) Educação, Ciências Humanas e Tecnologia

As Ciências Humanas em tempos de reformas curriculares; A relação entre ciências e a formação; Fundamentos da educação (História da educação; Psicologia da educação; Sociologia da educação; Filosofia da educação); Cotidiano escolar; Relações entre ensino e aprendizagem; Teorias educacionais e tendências pedagógicas, Informática educacional, Tecnologia da informação e comunicação; Convergência digital, educação e sociedade; Mídias sociais; Educação inclusiva; Políticas públicas e educacionais; Educação do campo; Libras; Violência escolar; A Educação Básica e a BNCC; O Currículo e o Ensino Religioso na BNCC.

Sessão de Painéis (2) O Estágio e a relação Teoria e Prática

Apresentação de relatos de experiência: da observação do ambiente escolar a intervenção no processo de formação docente; planejamento e execução das atividades nas escolas; reflexão acerca da realidade escolar; analise da pratica pedagógica na construção de novos olhares do educador em formação; relação professor aluno; gestão e regência da sala de aula; identidade docente, organização do trabalho pedagógico, indisciplina, avaliação do processo ensino aprendizagem.

Sessão de Painéis (3) Espaço, Ambiente e Sociedade

Urbanidades; Ruralidades; Representação Espacial; Território e Territorialidades; Comunidades Tradicionais; Agricultura e Sustentabilidade; Metamorfose da Paisagem; A paisagem e seus elementos; Analise socioambiental; Produção e Organização do Espaço; Políticas Públicas e Desenvolvimento; Região e regionalismos; Questões agrarias; Dinâmica Populacional; Cultura, Identidade e Diversidade; As questões de espaço e gênero; Movimentos Sociais e Lutas no campo; Questões emergentes em Geografia Humana e Ensino de Geografia.

Sessão de Painéis (4) Direitos Humanos, Educação e Diversidade;

A relação entre educação e direitos humanos na consolidação do estado democrático e da cidadania; Políticas e ações educacionais afirmativas; Universalismo e multiculturalismo; Cidadania e Direitos Humanos; Ações afirmativas e racismo; Diversidade, pluralidade de identidades e expressões culturais de povos e sociedades; Estatuto da Criança e do Adolescente e os direitos humanos; Sociedade, violência e construção de uma cultura da paz; Reconhecimento intercultural e políticas públicas em direitos humanos; Sexualidade, direitos e educação; Gênero no cotidiano escolar; Educação para as relações Étnico-Raciais.

Sessão de Painéis (5) Ciências Sociais e Educação

Este GT pretende reunir trabalhos em andamento e/ou concluídos a respeito dos processos e dinâmicas das políticas educacionais em suas diferentes esferas, dimensões, níveis e modalidades, a partir de recortes como: a formação do professor de sociologia bem como do cientista social; o ensino de sociologia e de ciências sociais na educação básica, no ensino superior e na pós-graduação; os conteúdos, metodologias, currículos e epistemologias do ensino de ciências sociais e da sociologia para a educação básica. Além desses, pode-se destacar os estudos voltados à questão das desigualdades educacionais frente à Escola; processos de escolarização e reprodução social, reforma do ensino Médio e do Ensino Superior, dinâmicas de acesso, permanência e sucesso das trajetórias estudantis, bem como temáticas ligadas à educação escolar, entre as quais: educação no campo, educação indígena, educação quilombola, educação e gênero, raça e educação, educação e diversidades e/ou diferenças, ensino de sociologia, educação e mercado de trabalho. Finalmente, o ST também contemplará trabalhos que pretendam debater e sistematizar iniciativas e experiências de Ensino de Sociologia, projetos pedagógicos, experiências didáticas e formas de utilização de recursos para o ensino das Ciências Sociais.

Sessão de Painéis (6) Filosofia, Educação e Sociedade

Filosofia e Filosofia da Educação. A BNCC e a filosofia no Ensino Médio; Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação. O papel da Educação no contexto social. A filosofia do cotidiano escolar. A formação do professor.  A explicitação dos pressupostos dos atos de educar, ensinar e apreender em relação às situações de transformação cultural da sociedade. Educação, Estética e Arte; Filosofia e Ciências Humanas; A Práxis educativa contemporânea.

Sessão de Painéis (7) Programas de Educação Superior e Formação Docente: PET, PIBID e Residência Pedagógica em ação

O objetivo desta sessão é refletir sobre projetos, experiências, desafios e perspectivas desenvolvidos nos quadros de Programas de Educação Superior e/ou de iniciação à docência, tais como: PET, PIBID e Residência Pedagógica, entre outros, voltados para estímulo à docência entre estudantes dos cursos de licenciatura, por meio da articulação entre universidade e a rede pública de ensino básico. Desse modo, busca agregar a diferente cadeia de atores envolvidos na implementação desses programas (Professores, Tutores, supervisores, bolsistas, voluntários, alunos, etc.) e pesquisadores e estudantes dispostos a a sistematizar e debater iniciativas, relatos de experiências, projetos pedagógicos, experiências didáticas e de utilização de diferentes recursos para a realização da transposição didática.

Os trabalhos submetidos no formato de /PÔSTERES/PAINÉIS poderão ser enviados na forma de resumo, apresentando resultados de pesquisas concluídas, pesquisas em andamento ou relatos de experiência. Os temas devem estar relacionados com algum eixo temático proposto pelos SP’s.

Os resumos devem ser configurados com espaçamento Simples, em fonte Times New Roman, tamanho 12.

O título deve ser todo em maiúscula e em negrito. Havendo subtítulo, este deve vir em seguida ao título, após dois-pontos. O resumo deve conter entre 200 e 300 palavras, seguido de 3 a 5 palavras-chave, logo abaixo do resumo. O nome do orientador também deve ser indicado, quando houver. O resumo não apresenta parágrafos e deve estar com alinhamento justificado, com inicial maiúscula. No conteúdo do resumo devem constar a delimitação do tema, os objetivos, a metodologia e os resultados.

As palavras-chave devem constar com inicial maiúscula, separadas entre si por pontos.

O envio da proposta de Apresentação será realizado no próprio formulário de inscrição disponível no sistema.

Caso o trabalho seja aprovado, todos os autores deverão estar inscritos no evento para garantir a apresentação e publicação nos anais. Se o(s) autor(es) não estiverem escritos no evento o trabalho não poderá ser apresentado, não será publicado nos anais e não dará direito a certificado. Caso o trabalho tenha mais de um autor, apenas um dos integrantes do grupo deverá apresentar, a despeito de que os demais devam estar obrigatoriamente inscritos no evento. Os trabalhos terão o tempo máximo de apresentação de 15 minutos por comunicação.

Quaisquer dúvidas, entrar em contato através do e-mail: simcisoh2019@gmail.com

Para participação na modalidade Pôster, o(s) autor(es) dos trabalhos aprovados serão responsáveis pela sua confecção, que deverá seguir a seguinte formatação:

  • O Título deve estar em negrito e centralizado (15 palavras no máximo). O nome completo do autor (es). É necessário identificar a Instituição, Programa e Agência de fomento (se houver). Indicar a Sessão de Painel ao qual se vincula.
  • Para formatação seguir normas da ABNT e no conteúdo do trabalho: resumo, introdução, objetivos, metodologia, resultados parciais, conclusões parciais e referências.
  • Tamanho: Altura 120 cm x Largura 90 cm
  • Fonte mínima: Arial, tamanho 28.
  • Na parte superior do Banner um espaço para colocação da marca e nome do Evento deverá ser reservado.

Os trabalhos terão o tempo máximo de apresentação de 15 minutos por banner. Quaisquer dúvidas, entrar em contato através do e-mail: simcisoh2019@gmail.com

Informações sobre a carta de aceite

As Cartas de Aceite são geradas e enviadas automaticamente pelo sistema assim que o coordenador do Simpósio Temático ou das Sessões de Painéis faça a avaliação do resumo. Porém, em muitos casos esses e-mails, em razão de serem enviados por sistema, podem ser direcionados para caixas de spam, lixeira ou lixo eletrônico.

Por esta razão, pedimos para todos consultarem as pastas mencionadas nos seus e-mails cadastrados no ato de inscrição.

Além disso, há outra forma de verificar a condição de avaliação do trabalho enviado e acessar sua carta de aceite. É só entrar com login e senha cadastrados no ato de inscrição no espaço dedicado ao participante.

As avaliações dos trabalhos aceitos serão realizadas de forma contínua, logo, não deixe sua inscrição para o último momento.

O prazo máximo para divulgação das Cartas de Aceite é o dia 18 de março de 2019.

Normas para envio dos TEXTOS COMPLETOS para PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO EVENTO

Os textos completos das Comunicações Orais podem ser submetidos até 14 de abril de 2019 para publicação nos Anais do evento para o e-mail simcisoh2019@gmail.com. Os textos submetidos devem seguir as normas abaixo:

1. Os textos precisam estar redigidos em Português (seguindo o Novo Acordo Ortográfico), e conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo referências bibliográficas e notas.

2. Devem ser apresentados em formato eletrônico (.doc, .docx ou .odt; não aceitaremos .pdf), com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, recuo de primeira linha do parágrafo de 1,5 cm, margens nas seguintes dimensões: superior e inferior 2,5 cm; esquerda e direita 3 cm, em página tamanho A4.

3. O texto deve ser precedido por:

3.1 Título e subtítulo (se houver), centralizado;

3.2  Nome completo do(s) autor(es), alinhado à direita abaixo do título, sem destaque;

3.3  Instituição à qual o autor está vinculado, grau de estudo (ex.: estudante de especialização; mestrando, doutorando, mestre, doutor, docente), e endereço eletrônico (e-mail); em nota de rodapé (*) vinculada ao nome do autor;

3.4  Resumo em português, contendo entre 200 e 300 palavras, seguido de palavras-chave, separadas por ‘.’ (ponto) e iniciadas por letra maiúscula, abaixo do resumo. Fonte tamanho 12, formato Times New Roman, espaçamento entre linhas 1 cm, sem parágrafos.

4. O texto deve ser redigido da seguinte forma:

4.1  As citações de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas; as aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior de citação. As citações com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com fonte Times New Roman, 11, espaçamento simples entre linhas e sem aspas. As supressões nas citações devem ser indicadas por reticências entre colchetes “[…]”; as interpolações ou comentários devem vir entre colchetes “[ ]”. Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando essa alteração com a expressão “grifo nosso” entre parênteses, após a chamada da citação, ou “grifo do autor”, caso o destaque já faça parte da obra consultada. As citações devem ser indicadas no texto por sistema de chamada autor-data. Para citações longas (de mais de três linhas) deve-se, ainda, aplicar duplo enter antes e depois. As citações não devem vir nas notas de rodapé.

4.2 As Notas de rodapé explicativas ou que incluam indicações, observações e aditamentos ao texto, devem ser numeradas sequencialmente em algarismos arábicos, com o número de chamada em posição elevada no texto, após a pontuação que fecha a citação. O texto das notas de rodapé deve ser composto com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples entre linhas e justificado. Todas as notas devem vir ao final das páginas; não devem estar no final do texto.

4.3  No fim do texto, devem ser indicadas as Referências consultadas conforme os modelos abaixo especificados:   Livros AUTOR. Título: subtítulo. Tradutor (a) (se for o caso). Edição (se não for a 1ª). Local de publicação (cidade): Editora, data.

Ex. 1: PRADO JUNIOR, Bento. Erro, ilusão, loucura: ensaios. São Paulo: Ed. 34, 2004.

Ex. 2: (com tradução) SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Tradução de José O. de A. Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

Ex. 3: (com tradução, parte e número da edição) HEIDEGGER, Martin [1927]. Ser e tempo. (Parte I). Tradução de Márcia S. C. Schuback. 13 ed. Vozes, 2004.

Ex. 4: (com até três autores) DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: Beyond Structuralism and Hermeneutics. Chicago: University of Chicago Press, 1983.

Ex. 5: (com mais de três autores e organizador) AGUIAR, Flávio et al. O olhar. Adauto Novaes (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Capítulos de Livro

AUTOR do capítulo. Título do capítulo. In: AUTOR do livro. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, data. Volume, capítulo, pág. Inicial-final da parte.

Dissertações, Teses e TCC

AUTOR. Título: subtítulo. Data do depósito. Número de folhas ou volumes. Tese (Doutorado em…) ou Dissertação (Mestrado em…) ou Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em…) – Faculdade, Universidade, Local, data de defesa.

Texto de Periódico

AUTOR. Título do texto. Título do Periódico, local de publicação, v., n., p. inicial-final, mês abreviado. ano.

Periódico em Coleção

TÍTULO DA PUBLICAÇÃO: subtítulo.  Local de publicação: Editora, data de início e encerramento da publicação.

Periódicos em Parte (fascículos)

TÍTULO DA PUBLICAÇÃO. Título do fascículo (se houver). Local de publicação: Editora, volume, número, mês abreviado, ano de publicação. Texto de Jornal AUTOR. Título do texto. Título do jornal, local de publicação, dia mês abreviado ano. Seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente.

Eventos: congressos, conferências, encontros, etc.

NOME DO EVENTO, n. ano, local de realização (cidade). Título… Local de publicação (cidade): Editora e data de publicação.

Leis e Decretos

NOME DO PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO. (Estado) ou (Cidade) se homônimos. Lei ou Decreto nº, dia mês por extenso e ano. Descrição da lei ou decreto. Título da publicação que transcreveu a lei ou decreto, v., p. ano.

Meios Eletrônicos

AUTOR. Título da obra: subtítulo (se houver). Nome do material. Cidade de publicação, volume, número, páginas (se houver), ano. Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês e ano.

Resenhas

AUTOR. Título da publicação resenhada. Local: Editora, data. Resenhada por AUTOR da resenha. Dados da publicação que trouxe a resenha.